quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Adivinha da Semana


A solução da adivinha anterior era a Fechadura.

A Adivinha desta semana é: O que é que fazem todos ao mesmo tempo: velhos, novos e crianças?

Novidades - Livros





Os Guerreiros da Luz e o Portal Sagrado de Isabel Ricardo Amaral
Sinopse
O momento profetizado pelo Mestre Templário finalmente aconteceu e o Senhor das Trevas nada pôde fazer para o impedir… Os três Guerreiros da Luz juntaram-se… Agora resta-lhes impedir que o Inominável se liberte da sua amaldiçoada prisão, senão o mundo tal como o conhecemos deixará de existir…
Sofia Gama e a Profecia do Templário de Isabel Ricardo Amaral
Sinopse
Uma missão quase impossível foi confiada ao jovem Lucas, o único Templário sobrevivente de uma terrível batalha entre o Senhor das Trevas e os Cavaleiros do Bem. A sua missão: Manter os medalhões sagrados a salvo e escapar com vida aos servos do Senhor das Trevas que tudo farão para o eliminar, impedindo que os medalhões sejam entregues aos três Guerreiros da Luz de que fala a profecia do Mestre Templário. Os únicos que conseguirão combater e derrotar o Senhor do Mal. A missão do Inimigo: Destruir o mensageiro da profecia e guardião dos medalhões. Impedir a todo o custo que os futuros Guerreiros nasçam… Quase mil anos passados, um dos Guerreiros acaba de nascer…
Os reinos do Norte de Philip Pullman
Sinopse
Mundos Paralelos é uma trilogia mágica e poderosa, recheada de aventuras, imaginação e mistério. A sua protagonista é Lyra, uma menina de onze anos que anda sempre na companhia do seu génio. E é justamente com Pantalaimon que ela irá fazer uma perigosíssima viagem até às vastidões longínquas do Norte, para tentar desvendar os seus mistérios… Mas a realidade revela-se assustadora…
Requisita, não pagas nada!

Os Lusíadas em 45 minutos


A peça de teatro “Os Lusíadas em 45 minutos” esteve em Loulé, nos dias 21 e 23 de Janeiro.
Os alunos do concelho de Loulé assistiram a esta sessão de teatro , pelo grupo Os Guizos – Actividades Culturais, no Cine Teatro Louletano. Os alunos do 9º Ano, da nossa escola, assistiram a esta representação no dia 21 de Janeiro, pelas 14.30 horas.
Este espectáculo destinou-se a alunos do 9º ano do ensino básico e alunos do ensino secundário das escolas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, abrangendo um total de 900 pessoas inscritas, entre alunos e professores.
A organização esteve a cargo da Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, através do S.A.B.E. – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, e no âmbito do Plano Nacional de Leitura e da Promoção do Livro e da Leitura.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

10 Boas Razões para utilizar a Biblioteca


1 Gosto do ambiente… é calmo, bom para estudar e às vezes até oiço música!ZÉ, O CONCENTRADO

2 É o meu espaço de trabalho: se preciso de modelos, têm lá posters e álbuns; se preciso de fazer um cartaz, têm um kit de materiais; se preciso de uma máquina fotográfica, posso requisitá-la; se preciso de inspiração, vou para a mesa junto à janela. Com auscultadores.TIAGO, O ARTISTA

3 Dá jeito, no mesmo sítio, termos quase tudo: os filmes, as músicas, as revistas, os livros e o mundo todo na net.DANIELA, A COMODISTA

4 Às vezes esqueço-me de um ou outro manual escolar e lá dão sempre uma ajudinha!MANEL, O ESQUECIDO

5 Como gosto de ler, costumo encontrar o que quero e descobrir coisas novas. E bem actuais!EUNICE, A INTELECTUAL

6 Tem montes de BD’s, desportivos e revistas fixes!!RUI, O RADICAL

7 Estar lá é estar no meu mundo: mando mails, vou aos fóruns, converso no MSN, pesquiso no Google, acedo aos materiais da plataforma Moodle e aos próprios livros do catálogo da biblioteca. Irrita-me, às vezes, o toque da campainha.HUGO, O CIBERNAUTA

8 Como têm tudo informatizado, a pesquisa de assuntos é rápida e o empréstimo é logo a seguir.JOÃO, O ELÉCTRICO

9 P’rós testes, tenho sempre dicionários à minha disposição!TIAGO, O PRÁTICO

10 Eu sei que eles até têm pacotes de livros para casa e dossiês de fichas e de exames e tudo… mas não vou lá, porque não posso falar alto quando me apetece!LUÍS, O FALA-BARATO

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Concurso Saúde em Palavras




No dia 14 de Dezembro, pelas 12.00h, na Escola Poeta Bernardo de Passos em S. Brás de Alportel, decorreu a cerimónia de lançamento do 2º Concurso Literário Infantil e Juvenil do Algarve "Saúde em Palavras".

Os alunos concorrentes deverão realizar um trabalho escrito de acordo com o regulamento do concurso e entregá-lo nas bibliotecas escolares e bibliotecas municipais, até ao final do mês de Fevereiro. Os trabalhos serão avaliados numa primeira fase ao nível de cada concelho, e os premiados nesta fase concelhia serão posteriormente apreciados por um Júri a nível regional.

Conhece o Regulamento.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Livro mais requisitado no mês de Dezembro

O livro mais requisitado no mês de Dezembro foi "O Principezinho" de Antoine De Saint – Exupéry

Leitor do mês de Dezembro


A leitora do mês de Dezembro é a aluna Mariana Guerreiro Martins. Parabéns.

Adivinha da Semana


Solução da adivinha anterior: fósforo
Adivinha da semana: Qual é coisa, qual é ela,que atravessa todas as portas, sem nunca entrar, nem por elas sair?