quinta-feira, 13 de março de 2008

Adivinha da Semana


Sou gigante e gigantão, tenho doze filhos no meu coração, de cada filho trinta netos, metade brancos, metade pretos.
O que é?

segunda-feira, 10 de março de 2008

Afonso Dias na nossa escola











Decorreu, no dia 10 de Março de 2008, pelas 9.00h e pelas 10.30h, na nossa escola, um recital de poesia intitulado "Poesia vai à escola", por Afonso Dias, músico, autor de canções e actor.



Afonso Dias recitou poemas de vários autores de Língua Portuguesa como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Cecília Meireles, Manuel Bandeira ou Sebastião da Gama.



Além de excelente cantor e declamador, Afonso Dias mostrou-se um excelente comunicador, transportando-nos para um mundo de fantasia, de amor, de várias cores e vários sabores. Deixou-nos uma mensagem muito importante - É bom ler e ouvir poesia!

sábado, 8 de março de 2008

A menina Bailarina







A Encarregada de Educação da Alice, do 3º Ano, teve uma ideia fantástica. Partindo do Livro em Branco, propôs aos alunos do 1º Ciclo que construíssem uma história da sua autoria. Foi assim que nasceu a belíssima história da Menina Bailarina - O Sonho da Sara, uma boa lição de vida sobre coragem, amizade e persistência. Gostaríamos muito de ver esta pequena história publicada...


Pozinhos de pirilim-pim-pim. ... ... a Semana da Leitura chegou ao fim!

Recital de Poesia




No último dia da Semana da Leitura, dia 7 de Março, pelas 10 horas, decorreu o Recital de Poesia. Um momento bonito, que contou com muitos participantes. Parabéns às vencedoras do concurso: Marília Cruz, 5º Ano, Gabriela Ceia, 9º Ano e Laura Ceia, 9º Ano.
Obrigado ao Júri, Professora Fátima Mendonça e Professor Óscar Ribeiro.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Maratona da Leitura


Iniciámos a nossa maratona da leitura ontem, dia 6 de Março, às 10.30 horas e terminámos às 15.30 horas. Foi lido o livro Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo de António Torrado. Participaram nesta actividade cerca de 50 alunos e uma Encarregada de Educação. A Todos os participantes muito obrigado. Ler é poder! Viva a Semana Nacional da Leitura.

Animação musical da Feira do Livro




A Feira do livro contou com uma animação musical pela turma do 3º Ano. Declamaram quadras e cantaram a Canção da Moura de Salir.

Feira do Livro 6 e 7 de Março







Decorreu, nos dias 6 e 7 de Março, a Feira do livro na nossa Biblioteca Escolar.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Encarregados de Educação contam histórias





A Encarregada de Educação e a Adriana, do 4º Ano, contaram a história do Lobo com bom coração.

A Encarregada de Educação e a Gisela, do 3º Ano, contaram a história da Princesa baixinha.

A Encarregada de Educação e a Beatriz contaram a história do Corvo e a Raposa.

A Encarregada de Educação do Daniel, do 1º Ano, contou a história do Novo Computador da Bruxa Mimi

A Encarregada de Educação do Alexandre, do 1º ano, contou a história As mãos não são para bater, tendo preparado um painel gigante, onde todos os alunos colocaram as mãos.

A Encarregada de Educação da Olga Isabel, do 3º Ano, leu-nos Onde está o Migalha? Depois, como ficámos todos com fome, ofereceu-nos um delicioso bolinho para o lanche.

terça-feira, 4 de março de 2008

Turma do 3º Ano revela Tesouro


A Lenda da Moura de Salir (re)descoberta pelos alunos do 3º Ano.


Depois de muito investigar na Biblioteca da nossa Escola, a turma do 3º Ano, da Professora Teresa Ramos, da EBI de Salir, descobriu um verdadeiro tesouro. Uma canção antiga sobre a Moura de Salir. Graças a alguma magia musical do Professor Hugo Jorge, reconstituímos esta canção, vestimo-nos a rigor e partilhámos esta descoberta com os nossos colegas do Pré-escolar e com os utentes do Centro Comunitário de Salir. Uma troca de experiências muito bonita e enriquecedora. O Senhor António dos Palmeiros, utente do Centro Comunitário de Salir, presenteou-nos com várias quadras populares de tempos muito antigos.

Exposição de Trabalhos Os Nossos Castelos


Durante esta Semana da Leitura visita a exposição de trabalhos sobre Os Nossos Castelos. Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 5º A.

Encarregada de Educação apresenta livro



Helena Monteiro, Encarregada de Educação do aluno Bernardo Santos do 5º A, apresentou o livro "Ser rapaz é fixe". Um livro muito interessante sobre os problemas da adolescência nos rapazes. Uma apresentação que permitiu a troca de experiências entre os vários alunos presentes na sessão. Falámos de outros livros que abordam os problemas dos jovens como: "Sou rapariga e adoro", "O Diário de Adrian Mole" e "A lua de Joana".

segunda-feira, 3 de março de 2008

Acróstico com a palavra LEITURA








O que eles escreveram:

Ler

Entender

Imaginar

Transmitir

Ultrapassar

Realidade

Acreditar


Anselmo 7ºA


Luís de Camões

Eça de Queirós

Isabel Pires de Lima

Telo Morais

Urbano Tavares Rodrigues

Rogério Saraiva

Almeida Garrett



Gabriela Ceia 9º Ano


Literatura

Elegante

Inovadora

Tradicional

Universal

Rimática

imAginativa


Edi 8º Ano




Ler é poder!

Eu adoro ler!

Imaginar histórias!

Tu devias ler!

Ultimamente tenho lido muito!

Revista

Adoro Ler!


Nadja 5º A

Semana da Leitura



Inicia-se hoje, dia 3 de Março, a Semana da Leitura 2008. A todos os participantes uma boa semana e boas leituras.