segunda-feira, 19 de maio de 2008

Novidades - Livros










Consulta as novidades de livros na Biblioteca da Escola.







EPEI e EB1 do Ameixial recriam Só um golinho, rã...

Esta história foi recriada pelas crianças da EB1 e EPEI do Ameixial, inspirada nas ilustrações do livro com o mesmo título, de Piet Grobler.
Autores: Alexandra Costa, André Espírito Santo, Catarina Guerreiro, Derrie Mckie, Filipe Anastácio, Gonçalo Guerreiro, Joana Mártires, Maisie Carter e Tatiana Rodrigues. A compilação e o arranjo gráfico são da responsabilidade da Educadora Célia Brito e da Professora Conceição Silva.
PLANO NACIONAL DE LEITURA

































terça-feira, 13 de maio de 2008

Anorexia e Bulimia




A anorexia nervosa, caracteriza-se por uma dieta alimentar e por stress físico. Esta afecta principalmente adolescentes do sexo feminino, mas também alguns rapazes.

A bulimia nervosa, acontece quando a pessoa come em demasia, torna-se depressiva e se acha gorda, acabando por provocar o vómito.

Por considerar este tema muito actual, a turma do 8º A elaborou este folheto com o objectivo de sensibilizar a Comunidade Escolar para este problema. Foi ainda realizada um acção de formação para os alunos dos 8º e 9º anos sobre esta temática, dinamizada pela Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos (AFAAB), palestrante Drª Cristina Paulo.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bullying



Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender.

A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.


Por considerarem este tema muito actual, a turma do 8º A elaborou este folheto com o objectivo de sensibilizar a Comunidade Escolar para este problema.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dia da Europa 9 de Maio


O dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.


O Dia da Europa comemora-se neste dia, pois, a 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Adivinha da Semana

Solução da adivinha anterior: As orelhas. Vencedora Laura. Parabéns!
Adivinha desta semana: Verde como o mato e mato não é, fala como gente e gente não é.
O que é?