quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Somos todos diferentes











Os alunos do 3º Ano também efectuaram o seu auto-retrato.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Somos todos diferentes






















Os alunos do 4º Ano da nossa escola, na aula de Expressões, foram desafiados pela Professora Helena Monteiro a fazerem o seu auto-retrato. O mote foi o livro "Somos todos diferentes" de Emma Damon, um espelho, para um exercício divertido de auto-descoberta.

Felizmente somos todos diferentes, quer a nível físico, quer a nível emocional.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Um novo livro para cada novo leitor


O Ministério da Educação oferece um livro a cada aluno do 1º ano de escolaridade, no início do ano lectivo 2008-2009 (Ensino Público e Ensino Privado).

Sendo a entrada no 1º ano de escolaridade um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, procura-se que fique associada à importância da leitura através da oferta de um livro a cada um dos 115 mil alunos que irão chegar à escola para o primeiro dia de aulas, em Setembro de 2008.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

20 de Setembro - Dia do Softwear Livre na escola



Vai realizar-se no próximo dia 20 de Setembro de 2008 a segunda edição do Dia do Software Livre na Escola, organizado pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/Equipa Multidisciplinar Recursos e Tecnologias Educativas/Plano Tecnológico da Educação e pelo Centro de Competência Arrábida.
Os interessados devem visitar: http://softlivre.centroarrabida.org/

Se vais frequentar a nossa Biblioteca Escolar pela 1ª vez...


Se vais frequentar a nossa BE pela primeira vez, aqui fica a lista de actividades que podem ser desenvolvidas na biblioteca da escola:

- Leitura e consulta de livros.
- Consulta/pesquisa de informação variada.
- Elaboração de trabalhos individuais e/ou em grupo.
- Requisição de livros para leitura domiciliária.
- Visionamento de filmes VHS ou DVD.
- Pesquisa na Internet.
- Consulta de CD ROM.
- Jogos didácticos.
- Audição de CD.
Missão da Biblioteca Escolar

Conforme consta no manifesto da biblioteca escolar, preparado pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, e aprovado pela UNESCO na sua Conferência Geral em Novembro de 1999, a biblioteca deve alcançar as seguintes metas:
*apoiar e promover os objectivos educativos definidos de acordo com as finalidades e currículo da escola;
*proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o lazer;
*apoiar os alunos na aprendizagem e na prática de competências de avaliação e utilização da informação, independentemente da natureza e do suporte, tendo em conta as formas de comunicação no seio da comunidade;
*providenciar acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais e às oportunidades que confrontem os alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas;
*organizar actividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para as questões de ordem cultural e social;
*trabalhar com alunos, professores, conselhos executivos e pais, de modo a cumprir a missão da escola;
*defender a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais na participação da democracia e na construção de uma cidadania efectiva;
*promover a leitura, os recursos e os serviços da biblioteca escolar junto da comunidade escolar e fora dela.

PROJECTO A LER +



O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas apresentaram no dia 20 de Junho o projecto a LeR+.
Esta iniciativa resulta da parceria com o National Reading Trust, em particular como projecto Reading Connects e conta com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Pretende-se que as escolas e bilotecas escolares em estreita parceria com as biliotecas públicas e toda a comunidade possam criar uma cultura integrada de leitura.
A nossa escola será uma das tinta e três, a nível nacional, a participar neste projecto. Contamos com a participação de toda a comunidade educativa.

Outubro é o mês Internacional da Bibliotecas Escolares




Em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a International Association of School Librarianship (IASL) criou o «Mês Internacional da BE», que será celebrado no mês de Outubro de cada ano.


Esta alteração permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adapte à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares.
O presidente da IASL, James Henri, acredita que o «Mês Internacional da Biblioteca Escolar» trará outra dimensão às actividades dedicadas à biblioteca escolar.
O logótipo foi redesenhado pelo australiano Peter Rugendyke e pode ser utilizado nos materiais que as escolas pretendam promover.

Fim das Férias


As férias estão a terminar e a escola a começar. Um Bom Ano Lectivo vos queremos desejar!!
É hoje o primeiro dia
De voltares à escola,
Vê se levas todos
Os teus livros dentro da tua sacola.
Mais um ano de estudo
Que deves aproveitar,
Para no fim do ano
Melhores notas tirar.
Se tu fores estudioso
E um curso conseguires tirar,
Será a melhor herança
Que os teus pais te podem deixar.
Poeta de Alturas do Barroso, Jaime Afonso