quarta-feira, 15 de outubro de 2008

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

A turma do 4º Ano estudou os alimentos e desenhou-os na aula de Expressões. Aqui ficam os trabalhos que realizaram.
Visita a exposição sobre a alimentação na BE.

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Para além de uma necessidade fundamental, a alimentação é um dos factores do ambiente que mais afectam a saúde. Já não basta ter acesso a bens alimentares. É necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida. Se, por um lado, muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por outro, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como na prevenção de problemas de saúde ligados à alimentação.
A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

"Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar".

No passado dia 10 de Outubro,pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Loulé celebrou-se o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Este ano, de acordo com os princípios estabelecidos pela IASL, relativamente ao "Mês Internacional da Biblioteca Escolar", "será possível os responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolherem um dia, em Outubro, que melhor se adequasse à sua situação, de forma a celebrarem a importância das bibliotecas escolares. As bibliotecas escolares do Concelho de Loulé escolheram o dia 10 de Outubro.
Este ano o programa integrou a inauguração da Exposição de Marcadores de Livros, trabalhos realizados pelos alunos das escolas pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Loulé.
Houve ainda a realização de espectáculos em que os protagonistas foram os alunos das escolas participantes: Escola EB 1 Nº 4 de Loulé - Dramatização da fábula " O leão e o rato" e "Sr. Plano e Sr.ª Leitura"; Escola Básica Integrada de Salir - Musical "A lenda da Moura de Salir "; Escola EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco (Loulé) - Peça de teatro "Meninos de Todas as Cores"; Escola EB 1 Mãe Soberana (Loulé) - Dramatização da história da "Carochinha".

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Marcadores de livros





Algumas turmas do Agrupamento Vertical de Escolas de Salir participaram na actividade "Elaboração de Marcadores de livros". Uma actividade desenvolvida pelas professoras Helena Monteiro e Silvia Sousa nas aulas de Educação Visual.
Esta actividade destina-se a comemorar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, e decorrerá em todas as escolas do Concelho de Loulé.
Poderá ver a exposição destes marcadores, na Biblioteca Municipal de Loulé.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comemoração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar


Comemora-se no próximo dia 10 de Outubro, pelas 18 horas, nas instalações da Biblioteca Municipal de Loulé, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
Este evento será organizado pelo SABE da Câmara Municipal de Loulé e conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Loulé. No espectáculo participarão alunos das escolas pertencentes à rede.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Projecto A LER +







Por todo o Agrupamento Vertical de Escolas de Salir já são visíveis algumas das actividades no âmbito do Projecto A Ler +:
Os livros saltitantes: troca de livros entre os elementos da comunidade educativa;
Frases alusivas à leitura por toda a escola;
Salas de aula com nomes de autores portugueses;
Artigos de interesse para leitura em locais centrais da escola.

"Sempre Imaginei que o Paraíso fosse uma espécie de Livraria".
Salir com todos A Ler+

Apoio ao desenvolvimento Curricular



Os alunos da sala António Mota, 3º Ano, estiveram na biblioteca a pesquisar documentos sobre o aparelho digestivo. Consultaram livros, viram um vídeo explicativo e ouviram uma história.

Dia Mundial da música na nossa biblioteca

Os alunos do 4º Ano, da sala Maria Alberta Menéres, animaram a Biblioteca Escolar com as suas músicas.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dia Mundial da Música / Tim Maia - Leia o Livro


1 de Outubro - DIA MUNDIAL DA MÚSICA
Hoje, não deixe de ouvir um tema musical que lhe seja particularmente querido.

"Porque a música penetra mais fundo na alma humana" Platão