domingo, 20 de dezembro de 2009

Histórias de Sala em Sala





















Alunos da Turma CEF A e da Tuma do 9ºA  levaram histórias do Pai Natal a turmas do Pré-Escolar, do 1º ciclo e do segundo ciclo.Eu sei tudo sobre o Pai Natal, de Nathalie Delebarre e Aurélie Blanz e O Pai Natal vai à Guerra, de Aryiro Kokoreli foram as obras levadas pelos jovens leitores. E se as apreciaram!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Prémios para os leitores dos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

Os leitores premiados neste 1º Periodo lectivo foram alunas do 1º Ciclo. A saber:

Mês de Setembro: Cláudia Guerreiro Zarzuela, nº 6 do 4ºano - Salir
Mês de OutubroCatarina Cavaco Guerreiro, nº3 do 3º ano- Salir
Mês de Novembro:Ana Rita Machado Martins, nº1 do 1º ano- Salir
Mês de Dezembro: Ivânia Montes Graça, nº 5 do 1ºano- Salir

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

HORA DO CONTO EM GRANDES PREPARATIVOS

Hoje, como na segunda-feira passada, a HORA DO CONTO arrastou-se para a sala de aula da turma do 1º ano da Escola Sede deste Agrupamento.
O Natal está à porta e com ele vêm as festividades. Uma peça de teatro baseada na obra «Avós» de Chema Heras e Rosa Kalandraka eis o que estão a preparar com grande entusiasmo e muitas aprendizagens alguns dos mais novos alunos do1º ciclo. Temos artistas! A história foi bem assimilada por todos pois a sua primeira leitura foi feita já no passado dia 19 de Outubro. Por ter feito tanto sucesso foi relembrada há três semanas atrás. Em conversa com os alunos, ficou decidida a preparação de uma peça de teatro.
Os preparativos estão em curso. A união faz a força, como sabem, e é por isso que professora bibliotecária, professora titular de turma e professor de Educação Musical das Actividades Extra Curriculares, de mãos dada com os novos artistas, estão juntos para  mais um desafio.
Quarta-feira, na Festa de Natal, no Ginásio da Escola, vamos ver os resultados.
Torçam pelos nossos pequenos artistas. !!!

O Canto «Àdescoberta das Ciências» vai apresentar fotos de PLANETAS ARTÍSTICOS.



ARTISTAS DO 7º ANO , após várias pesquisas na BE e bastante trabalho de casa, reproduziram em maquetes os  planetas do universo. Foi no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas ministrada pela professora Anabela Machado. Estão de Parabéns! Não acham?

Mais uma Feira de Minerais na nossa Biblioteca

A Mineralia, empresa que comercializa minerais, fósseis e pedras preciosas,  assentou hoje arraiais na BE da nossa Escola e por aqui irá permanecer até quarta-feira desta semana. Apareçam!
Para além de poderem apreciar bonitas pedras preciosas, as pedras dos vossos signos, inclusivé, poderão aprender algo mais sobre fósseis.

Fósseis de :Amonites, Ortoceras, Trilobites...

Amonites ,  moluscos com conchas em espiral. Estas estão divididas, internamente, em câmaras separadas por septos. O animal que aí vivia ocupava apenas a última câmara perto do orifício de saída e, à medida que crescia, ia avançando e formando um novo septo na parte traseira da câmara.
Viviam no mar em áreas de profundidade superior a 30m, com fundos arenosos ou lamacentos.Extinguiram-se no fim do Cretácio, tal como muitos outros animais, como os dinossauros. 

Octoceras ,  moluscos cuja concha é formada por um cone cilíndrico composto por várias cavidades encostadas côncavo-convexas, unidas por um tubo central chamado canal sifonal. As Ortoceras nadavam activamente com a concha posicionada horizontalmente na água, e alimentavam-se de animais aquáticos pequenos. São oriundas da África do Norte e viveram no Ordóvicico há 400 milhões de anos. 


Trilobites ,parentes distantes dos insectos, arcanídeos e crustácios que apareceram há cerca de 560 milhões de anos, no período Câmbrico, quando se deu uma explosão da vida na Terra, e desapareceram  há 250 milhões de anos, perto do final do período Pérmico. Assim,as últimas trilobites extinguiram-se muito antes dos donossauros, cujas primeiras formas surgiram há 230 milhões de anos, anos. O nome «trilobite» advém do facto de terem três lobos(partes arredondadas e salientes de um órgão ou corpo), tanto transversal como longitudinalmente.As três partes transversais são a cabeça, ou cefalo, o tórax e a cauda, ou pigídio. E as três partes longitudinais são a zona axial, que fica no centro, e as pleuras, de cada um dos lados. Em Portugal existem trilobites desde o Norte, até ao Alto Alentejo. Vila Boim, terra natal do aluno Bruno Grilo, do 9º A. 









Os professores do Departamento de Ciências foram os responsáveis pela actividade.























quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

O Dia mundial da luta contra a SIDA foi assinalado no cantinho À Descoberta da Cìências com  exposição de panfletos elaborados pelos alunos do 9ºA após várias pesquisas realizadas no local.








O Sr.Mário, nosso livreiro de estimação, assistiu aos preparativos e, gentilmente, ofereceu à BE três livros de grande interesse para a abordagem da temática da Sexualidade.

NOVOS FILMES NAS NOVIDADES



HISTÓRIAS DE HORROR, SOBRENATURAL, AUSTRÁLIA, SETE VIDAS, NÃO TE METAS COM ZOHAN, MAMMA MIA! são as novas aquisições de filmes da nossa BE.

Alunos da turma CEF D(Cozinha) partilham experiências com a BE




Balanço da 1ªFeira do Livro 2009-2010


Nos dias 26, 27 e 28 do passado mês de Novembro, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação puderam gastar bem os seus euros de estimação. Também foram feitas boas aquisições para a Biblioteca não só com a verba do PLANO NACIONAL DE lEITURA como também com verba directamente disponibilizada pela escola, nomeadamente para livros de apoio aos cursos de Cozinha e Jardinagem das turmas CEF e para apoio aos professores, na área da Psicologia.