quarta-feira, 28 de abril de 2010

Abril, mês do Livro

Desde o passado dia 23, os livros da nossa BE têm vindo a oferecer pequenas lembranças a todos os que os têm requisitado para empréstimo domiciliário. Eles estão em Festa e querem partilhar a sua alegria com os simpáticos leitores que os queiram levar até suas casas. Os Livros também têm destas coisas!




25 de Abril na BE

 No passado dia 22 deste maravilhoso mês de Abril, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas montou uma interessante exposição sobre o 25 de Abril de 1974. A referida estará de pé até ao dia 7 de Maio. Os habituais rituais desta importante data histórica, deste feriado portugês,  uma espécie de Natal de Primavera, foram vividos  pelos professores e alunos: ouviram-se músicas, leram-se textos e  visualizaram-se filmes.





Brigada da Limpeza








A professora Marta, de Ciências Naturais, tem vindo a promover a protecção ambiental.Desta vez com um interessante apelo à recolha  disciplinada do lixo da escola. Estão abertas as inscrições para a Brigada da Limpeza. Haverá prémios !
Inscreve-te já, na tua BE!

«Chá com Texto» Especial Mês do Livro




O mês a chegar  ao fim e terá lugar hoje, Dia 28 de Abril, na Biblioteca Viegas Gregório, mais um clube de leitura. A nossa BE preparou uma

 grande surpresa. Apareçam!
Os cartazes foram afixados com alguma antecedência e pelos vários cantos da vila.



Zeca Afonso no cantinho «Ler com Olhos de Ler»

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a professora Fátima Mendonça, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, preparou uma exposição sobre a vida e obra do grande artista da revolução.
No passado dia 22 de Abril, todos os que, no intervalo da manhã, se encontravam no bar da escola puderam escutar muitas músicas de Zeca Afonso e apreciar interessantes coreografias preparadas  pelos alunos das 4 turmas da escola sede . A actividade resultou de um grande trabalho levado a cabo em expressão musical com o professor Paulo das AEC.



Horas do Conto sempre em grande estilo!






A nossa querida contadora de histórias das terças-feiras recebeu ontem mais uma turma de Benafim.«A QUE SABE A LUA?», de Michael Grejniec, foi a história escolhida. Depois de escutada e observada e quase vivida esta história tão cheia de paladares, os ouvintes puderam tocar nas personagens e noutros elementos rapidamente reconhecidos. Foi levada a cabo uma actividade de colagens com vista à recriação da história lida. Tiveram que puxar pela memória os nossos pequenos ouvintes para se recordarem da ordem pela qual vários animais se foram sobrepondo, em escada, para atingirem a lua.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

«HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS MAL COMPORTADAS»

Grande Público! Não houve espinhos no espectáculo teatral levado a cabo ontem, dia 20 de Abril, na Sala 18, Sala de Educação Musical ( Sala Sophia de Mello Breyner, melhor dizendo).
Este encontro  interactivo com  dois actores  e um músico-  reduzido  elenco o da peça  «Histórias para crianças mal comportadas»- , foi francamente bem conseguido. A simplicidade dos cenários , o som comovente do saxofone e a imponência e fúria do tambor, a irreverência dos actores, a pertinência dos textos, a garra do público deram origem ao prestigiante comentário do casal Rita Neves e Pedro Monteiro: Este público deu luta e nós estivemos à  sua altura.
A BE COSIDERA MUITO POSITIVO O BALANÇO DESTA ACTIVIDADE.

Falemos da peça:
Rita Neves, Pedro Monteiro e Igor Martins, do grupo Te- Atrito, interpretaram ,na sala 18 da escola, depois de eles próprios a terem arrumado para a recepção do público, a peça «Histórias para crianças mal comportadas» baseada na obra de Jacques Prévert.
Desta obra, foram dramatizados os textos: «Cavalo numa ilha», «A Avestruz», «Um Drama na Corte», «Bairro Livre» e «Manhã Farta».
Em todas as cenas de todas as histórias, o absurdo esteve presente. Sabem porquê? Porque, juntamente com Ionesco e Beckett, Jacques Prévert foi, precisamente, um dos cultores do «teatro do Absurdo». Trata-se de um teatro desalinhado, como todos os espectadores puderam perceber, em que não só  é conseguido o  entretenimento, como também, através da ironia e do humor, são ridicularizadas aquelas injustiças e procedimentos institucionais reconhecidos por todos mas denunciados apenas pelos CORAJOSOS. A defesa dos fracos e oprimidos, em cenários de grande pobreza, fazem-nos reflectir sobre a  deficiente evolução política e económica que se observa ainda em pleno século XXI.
Como podemos ler nos panfletos entregues pelos actores, estes não se dispersaram, foram às sínteses do essencial e foi nessas sínteses que o público identificou os assuntos: A clareza foi tal que só não viu quem não quis.


Alunos das turmas CEFA, CEF B. CEFC e PIEF 



De entre o público, destacaram-se alguns alunos que quase impossibilitaram a saída dos artistas.
 Num frutífero diálogo, foi lançado o desafio de uma peça de teatro encenada pelos alunos mais corajosos.
Os actores da peça «Histórias para Crianças mal comportadas» comprometeram-se a integrar o público da eventual peça. Força!

Afonso Dias e mais um encontro com a POESIA

No passado dia 15, o nosso querido artista Afonso Dias actuou mais uma vez no ginásio da escola.
No público houve alguma agitação o que prejudicou a comunicação.
 Amigos, a BE deixa aqui um apelo:
 Usem  todo o vosso civismo em qualquer espectáculo a que assistirem: Os artistas entregam-se de alma e coração e merecem todo o apoio. VIVA A ARTE! VIVA A POESIA!VIVA O PÚBLICO CIVILIZADO!
Apesar do desassossego de alguns, poucos,na verdade , o artista preferiu a condescendência pois sentia-se cansado e colocou a hipótese de que a causa de alguns comportamentos incorrectos fosse o seu cansaço.
Prontificou-se a regressar noutro dia mas para actuar num espaço mais acolhedor, como, por exemplo, a Biblioteca.
Obrigada pela poesia que, mais cedo ou mais tarde, há-de contagiar todos os ouvintes.
 Até à próxima visita!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

16 de Abril Dia do Francês

Hoje, dia 16 de Abril, a biblioteca encheu-se de cultura francesa, mas sem dela se fartar, obviamente, pois foram cativantes as actividades levadas a cabo pela professora Elisabete Laginha e os seus alunos.
Houve duas sessões de cinema em que pôde ser visionado o interessante filme «Astérix aux Jeux Olympiques», de Frederic Forester e Thomas Langman;  duas sessões de teatro de fantoches com o espectáculo«Le Corbeau et le Renard», por alunos da turma  CEF B; jogos didácticos e exposições de caertazes alusivos a diversos aspectos da cultura francesa, para já não falar da música. Essa nunca faltou em todos os dias desta semana pluricultural.







Balanço feito, a semana das línguas foi um sucesso e quem disser o contrário é tolo!

15 de Abril Dia do Inglês

Nos moldes dos dias anteriores, as professoras de Inglês, Ana Paula Almeida, Maria Goreti Franzky e Dalila Ribeiro levaram a cabo com alunos de diversas turmas dos vários ciclos actividades lúdicas relacionadas com os conteúdos da disciplina de  Inglês. Jogos diversos, hora do conto, audição de músicas com letras lacunadas para reconstrução e  filmes foram recursos utilizados para a festa do Inglês.
O almoço foi Perú no forno, creme de abóbora com legumes salteados e tarte de maçã.



14 de Abril Dia do Português

Quarta-feira da semana das Línguas foi o dia do Português.
Nos moldes do dia anterior, ou não fossem do mesmo departamento os dinamizadores do evento, houve actividades com música e palavras e  jogos didácticos, entre os quais o Super T Matik.
O almoço foi bem português: Caldo Verde, Bacalhau à Gomes de Sá e arroz doce. Ouviu-se boa música!





O professor João Sande
e


a Professora Dulce Rodrigues

foram os dinamizadores do evento.