sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

As Bolotas pelo Pré-escolar Itinerante de Ameixial







No dia 13 de Novembro de 2008 ouvimos a história “Jaime e as bolotas”, que gostámos muito. Era um menino que plantava bolotas para nascer uma árvore mas não conseguia porque, uma vez era o cavalo que esmagava o rebento, outra vez, eram as cabras que comiam o rebento, mas o Jaime não desistiu e foi continuando sempre a plantar uma… e mais outra… e depois mais outra bolota, até que conseguiu que crescesse um sobreiro enorme que dava sombra para toda a gente e tantas… tantas… tantas bolotas que iam caindo para o chão e crescendo outros… e outros sobreiros.
Isto demorou tanto tempo que, quando conseguiu, o Jaime já era velhote. Mas valeu a pena, porque agora ele pode sentar-se à sombra com os amigos, as cabras podem comer alguns rebentos, os meninos podem brincar nos sobreiros e fazer piqueniques à sombra.
Depois de ouvir a história e fazer um desenho, fomos passear ao campo aqui perto da nossa escola e encontrámos muitas árvores parecidas com a árvore da história, eram os sobreiros e as azinheiras e tinham muitas bolotas.
Observámos que, uns eram pequenos e outros muito grandes com troncos enormes. Os sobreiros muito grandes e gordos tinham bolotas muito grandes, mas já não tinham a cortiça, os homens já tinham tirado.
Vimos e apanhámos bolotas, umas eram pequenas e outras eram grandes e gordas; umas ainda estavam verdes e outras eram castanhas, já estavam boas para comer.
- Algumas pessoas gostam de bolotas, eu gosto. - Diana
- Os porcos também gostam muito de bolotas. - Alexandra
- Eu tenho uns “vizinhos porcos” (uns porcos que são meus vizinhos), o dono dá-lhes bolotas e eu dou-lhes trevos de 4 folhas que eles também gostam muito. – Diana.
- A minha avó vai apanhar bolotas para os porcos. Uma vez eu até fui com ela… Os nossos porcos gostam muito, comem logo tudo. - Alexandra
Nós, aqui no Ameixial temos muitos sobreiros e azinheiras. Os sobreiros são muito importantes porque dão as bolotas para os porcos e também a cortiça que dá para fazer muitas coisas. Há uns camiões muito, muito grandes, que vão carregados com cortiça para levar para as fábricas.
Se quiserem podem vir dar um passeio até ao Ameixial e ver as nossas lindas paisagens com sobreiros e azinheiras.
Crianças de 5 anos e educadora da Educação Pré-escolar Itinerante de Ameixial
Alexandra, Diana, educadora Célia

2 comentários:

Célia disse...

Gostámos muito de ver a nossa notícia. Assim já não nos sentimos tão sozinhas. Desafiamos todos aqueles que queiram ver mais em pormenor a vir visitar o Ameixial.
crianças de 5 anos e educadora da EPEI de Ameixial

Fátima disse...

olá crianças da educadora Célia!
Gostei muito de ver o vosso trabalho!
Mandem mais noticias!
Bejinhos
Fátima