sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Vencedor do concurso- O meu desejo de Natal



O Vencedor do concurso é o aluno Hugo Sarmento, do 4º Ano, Turma D. O aluno escreveu: "O meu desejo de Natal era que nesse dia todas as crianças tivessem um Natal feliz e que recebessem montes e montes de prendas. Não só isso, mas também Amor da família e felicidade. Se neste Natal o meu desejo se concretizasse, eu dava pulos de alegria".

Parabéns ao Hugo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Chá de Livros





























Decorreu no dia 15 de Dezembro, pelas 15.30h, na Biblioteca da Escola, um chá de livros. Aproveitámos para mostrar as últimas aquisições de livros, no âmbito do Projecto a Ler+, e para conversar sobre leituras efectuadas.
As requisições de livros foram um sucesso, o chá e o bolinho também.
Obrigada à D. Valéria pelo bolo de laranja soberbo e a todos os que participaram na actividade.
SALIR A LER +

Feliz Natal




A Biblioteca da nossa escola está decorada de verde e vermelho, para brindar a chegada do Natal. As férias aproximam-se e a Equipa da BE deseja a toda a Comunidade Educativa Festas Felizes.

Concurso O meu desejo de Natal

Escreve um texto ou simplesmente uma frase com o título "O meu desejo de Natal". Depois é só entregares na Biblioteca da Escola, aguardares pela sua divulgação e resultados.
Agradecemos a tua participação.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Concurso Uma imagem... uma leitura


No âmbito do Projecto A Ler + e em parceria com o Clube de Fotografia da Escola, a Biblioteca Escolar está a dinamizar o concurso Uma imagem... uma leitura. Procura a imagem no placard da Biblioteca e inspira-te. Só precisas de criar uma frase para essa imagem que motive para a leitura.
Participa! Há prémios surpresa para os participantes...

Feira do Livro na nossa Biblioteca Escolar




Decorreu na semana de 9 a 12 de Dezembro a Feira do Livro.

Feira de Minerais







Mais uma vez, a Biblioteca Escolar em parceria com o Departamento de Ciências efectuou a Feira dos Minerais, na semana de 2 a 5 de Dezembro.

Hora do Conto- Natal nas asas do arco-íris









Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes? Ariela e as suas amiguinhas vão fazer magia para tornar especial o Natal nesta cidade cinzenta...

Um livro ternurento de Sandra Serra e Alice Cardoso.

Depois de ouvirmos a história, colocámos os nossos presentes preferidos dentro de um embrulho de Natal.



sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

As Bolotas pelo Pré-escolar Itinerante de Ameixial







No dia 13 de Novembro de 2008 ouvimos a história “Jaime e as bolotas”, que gostámos muito. Era um menino que plantava bolotas para nascer uma árvore mas não conseguia porque, uma vez era o cavalo que esmagava o rebento, outra vez, eram as cabras que comiam o rebento, mas o Jaime não desistiu e foi continuando sempre a plantar uma… e mais outra… e depois mais outra bolota, até que conseguiu que crescesse um sobreiro enorme que dava sombra para toda a gente e tantas… tantas… tantas bolotas que iam caindo para o chão e crescendo outros… e outros sobreiros.
Isto demorou tanto tempo que, quando conseguiu, o Jaime já era velhote. Mas valeu a pena, porque agora ele pode sentar-se à sombra com os amigos, as cabras podem comer alguns rebentos, os meninos podem brincar nos sobreiros e fazer piqueniques à sombra.
Depois de ouvir a história e fazer um desenho, fomos passear ao campo aqui perto da nossa escola e encontrámos muitas árvores parecidas com a árvore da história, eram os sobreiros e as azinheiras e tinham muitas bolotas.
Observámos que, uns eram pequenos e outros muito grandes com troncos enormes. Os sobreiros muito grandes e gordos tinham bolotas muito grandes, mas já não tinham a cortiça, os homens já tinham tirado.
Vimos e apanhámos bolotas, umas eram pequenas e outras eram grandes e gordas; umas ainda estavam verdes e outras eram castanhas, já estavam boas para comer.
- Algumas pessoas gostam de bolotas, eu gosto. - Diana
- Os porcos também gostam muito de bolotas. - Alexandra
- Eu tenho uns “vizinhos porcos” (uns porcos que são meus vizinhos), o dono dá-lhes bolotas e eu dou-lhes trevos de 4 folhas que eles também gostam muito. – Diana.
- A minha avó vai apanhar bolotas para os porcos. Uma vez eu até fui com ela… Os nossos porcos gostam muito, comem logo tudo. - Alexandra
Nós, aqui no Ameixial temos muitos sobreiros e azinheiras. Os sobreiros são muito importantes porque dão as bolotas para os porcos e também a cortiça que dá para fazer muitas coisas. Há uns camiões muito, muito grandes, que vão carregados com cortiça para levar para as fábricas.
Se quiserem podem vir dar um passeio até ao Ameixial e ver as nossas lindas paisagens com sobreiros e azinheiras.
Crianças de 5 anos e educadora da Educação Pré-escolar Itinerante de Ameixial
Alexandra, Diana, educadora Célia

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Leitora do mês de Novembro



A Leitora do mês de Novembro é a aluna Diana Marques Rosa, do 2º Ano. Parabéns!

Chá de Livros Projecto A ler +


No âmbito do Projecto A Ler+, vamos promover um chá de livros para sugestões de ofertas de livros neste Natal. Apareça, dia 15/12/08, pelas 15.30h, na Biblioteca da Escola!