segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

100 Anos de República em Portugal - Programa BE

2010- 100 ANOS de REPÚBLICA em PORTUGAL

  Desde o passado dia 19 de Janeiro que o Painel Temático dá conta desta comemoração.
Nele podemos ver assinalada a iniciática Guerra da Bandeira da qual resultou, após vários ensaios, também expostos, a nossa actual Bandeira Nacional.Columbano Bordalo Pinheiro foi um dos responsáveis pela escolha das cores Vermelha e Verde.



Interpretando:
Vermelho_ «a cor viril por excelência, a cor da conquista e do risco porque as sociedades modernas não querem brandura, reclamam estímulo»- Justificação da comissão designada para a escolha do estandarte.

Verde- «a cor que mais convém aos homens do porvir, segundo a definição do fundador da filosofia positivista, Augusto Comte»- Justificação da mesma entidade.


Todos sabemos que «A HISTÓRIA É FILHA DO SEU TEMPO», mas não podemos deixar de escutar também a voz dos saudosistas, como a que se faz ouvir naquele célebre fado interpretado pelos manos da Câmara Pereira, por exemplo: « Vi meu Portugal nascer vestido de azul e branco, vi meu Portugal morrer em verde e rubro manto... Jamais serei verde e rubro serei sempre azul e branco»

A mudança nem sempre é fácil de aceitar. Mas ela existe, todos o sabemos e Camões dedica-lhe um lindíssimo soneto:
 
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tornando sempre novas qualidades.
 
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança.
E do bem, se algum houve, as saudades.
 
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E, em mim, converto em choro o doce canto.
 
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
 Que não se muda já como soía.




Brevemente, a BE fará chegar às salas de aula cartões destinados à colocação de questões sobre a República. Às salas de aula e não só, aos vários espaços da comunidade pois também os adultos têm bastantes questões a colocar, ou não terão?!
Ao longo do ano lectivo, os professores de História e outros da equipa BE encarregar-se-ão de procurar aquelas que pensam ser as melhores respostas às questões colocadas no painel. Entretanto, qualquer aventureiro poderá tentar responder a qualquer das questões colocadas no painel.
Vamos a isso!

Outra forma de assinalar na BE as comemorações do Centenário da República tem sido, de há cerca de dois meses para cá, a divulgação do concurso literário «Gentes e Paisagens no Algarve  Evocação de Manuel Teixeira gomes».


Para quem não sabe, Manuel Teixeira Gomes nasceu em Vila Nova de Portimão... não vou contar mais nada pois a professora Fátima Mendonça, da equipa BE,   está a preparar informação sobre esta personalidade e irá brevemente afixar a informação recolhida no cantinho das Biografias, este ano denominado «Ler com olhos de ler».

Brevemente, também, será ministrada na BE uma lição de História sobre a IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA EM PORTUGAL. O professor Artur Pais, também da equipa BE,  será o responsável. O público alvo serão os alunos das turmas do  6º e do 9ºano. A professora Bibliotecária encarregar-se-á de divulgar a actividade neste Blogue. 













Nenhum comentário: