segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


O Dia Mundial do Animal foi hoje vivido intensamente por alunos de todos os ciclos.

As turmas B e C do 5º Ano deslocaram-se à Biblioteca onde levaram a cabo o Desafio dos Direitos dos Animais.








Depois de lidos os artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, disponibilizados na mesa do Bar e na parede da entrada para Biblioteca, os alunos das turmas acima referidas, acompanhados pela professora Célia Neto, de Ciências Naturais,e pelo professor Ezequiel, de Língua Portuguesa e História, aceitaram associar cada um dos catorze artigos a cada uma das imagens  expostas no painel do Dia do Animal.
Fizeram-se assim boas leituras do texto legislativo e, sobretudo, excelentes interpretações dos conteúdos dos vários artigos.A imagem e o texto bem associasdas foram, sem dúvida, o garante de uma verdadeira leitura do texto mais importante desta grande efeméride:: A Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
Aos bons leitores ,e houve-os hoje na Escola Sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Salir, jamais passarão despercebidas as situações de desrespeito para com os nossos queridos companheiros de existência, os animais





Pelas várias salas circularam alunos do 9º ano lendo poemas escolhidos da obra de José Fanha «Poesia com Animais», uma antologia de textos de diversos autores de língua portuguesa. A actividade foi preparada pelo professor João Sande, de Língua Portuguesa.

E, vejam só, com a comemoração da existência destes seres maravilhosos, inauguraram-se as Horas do Conto 2010-2011.
Foi a Educadora Célia Brito a contadora de histórias e foram duas as histórias escolhidas e quatro as turmas a que as mesmas se destinaram. Na primeira sessão estiveram presentres os alunos das turmas 1 e 2 do Pré-Escolar  com as respectivas educadoras e na segunda os alunos das turmas A e B do 1º ciclo,com as respectivas professoras titulares de turma.










A necessidade faz o engenho!
A obra escolhida para o 1º ciclo desta primeira sessão da Hora do Conto foi uma obra sem texto pré-
-definido e essa coisa de ter que construir uma história a partir de  imagens misteriosas e empolgantes é mesmo muito FIXE!!!

Foi uma leitura muito demorada. Não ficou terminada. Será que o
 porquinho vai ser salvo?
Memória, linguagem, lógica...

 grandes recursos, grandes competências!
A montra das novidades também assinalou o Dia Mundial do Animal com bons livros rapidamente visitados pelos leitores mais curiosos.
Os livros para informação e estudo sobre aspectos da vida dos animais estiveram expostos para consulta.

Entretanto, na zona dos computadores,começaram a fazer-se pesquisas sobre animais em vias de extinção.


Foi ou não foi bem vivido este Dia Mundial dos Direitos do Animal aqui, neste cantinho do Planeta Terra?

A abordagem do grande tema da Biodiversidade neste Ano Mundial da Biodiversidade pode considerar-se iniciada.


Um comentário:

Célia disse...

Este dia foi muito bem comemorado, com uma grande diversidade de actividades interessantes, muitas outras virão. E a Hora do Conto vai continuar...