sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Teatro de Fantoches na Biblioteca

Se visitarem a página do dia 19 de Janeiro, sob o título «Cantinho das Ciências», verificarão que foi dada uma sugestão pelos alunos do 4º ano de Salir: A preparação  de uma Peça de Teatro de Fantoches a apresentar por volta do dia 1 de Fevereiro.

O dia 1 de Fevereiro chega já na próxima segunda-feira a qual corresponde à véspera da despedida das nossas queridas estagiárias do curso de Técnicas da Acção Educativa.

Leu-se o texto, elaboraram-se os fantoches, criou-se o cenário, distribuiram-se os papéis... ENSAIOU-SE...







A equipa da BE está muito satisfeita com o trabalho que a Ana Luísa, a Dina Guia, a Margarida Gomes e a Zélia Silva levaram a cabo com a BE, a professora titular da turma do 4ºD  e com os alunos desta.














































































Teatro de Fantoches na BE de Salir.

Dia 1 de Fevereiro, a turma do 4ºD terá  o prazer de vos apresentar :

«VIH, O VÍRUS DA SIDA»
 Uma adaptação da obra de Rui Zink e António Jorge Gonçalves

Mais uma Hora do Conto em Língua Inglesa

Desta vez os contadores foram alunos do 6ºano B e os ouvintes foram  alunos da turma C do 3º ano de Salir.
É mesmo para continuar!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Hora do Conto em Inglês

Alunas do 5ºC contaram hoje, na BE, uma história aos alunos do 4º ano de Salir.
«Little Red Riding-Hood» foi a 1ª história da Hora do Conto em Inglês.Foram alunas falantes regulares de Língua Inglesa as leitoras do conto.
A leitura foi acompanhada de projecção de imagens.
 O reconhecimento de palavras referidas pelas três narradoras bem como a elaboração de questões e respostas entre as referidas alunas foram as actividades preparadas para o pós leitura.
A actividade foi preparada pela professora Ana Paula Almeida em cumprimento das actividades propostas no Plano Anual de Actividades da BE.

VAMOS CONTINUAR!!! É IMPORTANTE ESCUTAR BOAS PRONÚNCIAS!





100 Anos de República em Portugal - Programa BE

2010- 100 ANOS de REPÚBLICA em PORTUGAL

  Desde o passado dia 19 de Janeiro que o Painel Temático dá conta desta comemoração.
Nele podemos ver assinalada a iniciática Guerra da Bandeira da qual resultou, após vários ensaios, também expostos, a nossa actual Bandeira Nacional.Columbano Bordalo Pinheiro foi um dos responsáveis pela escolha das cores Vermelha e Verde.



Interpretando:
Vermelho_ «a cor viril por excelência, a cor da conquista e do risco porque as sociedades modernas não querem brandura, reclamam estímulo»- Justificação da comissão designada para a escolha do estandarte.

Verde- «a cor que mais convém aos homens do porvir, segundo a definição do fundador da filosofia positivista, Augusto Comte»- Justificação da mesma entidade.


Todos sabemos que «A HISTÓRIA É FILHA DO SEU TEMPO», mas não podemos deixar de escutar também a voz dos saudosistas, como a que se faz ouvir naquele célebre fado interpretado pelos manos da Câmara Pereira, por exemplo: « Vi meu Portugal nascer vestido de azul e branco, vi meu Portugal morrer em verde e rubro manto... Jamais serei verde e rubro serei sempre azul e branco»

A mudança nem sempre é fácil de aceitar. Mas ela existe, todos o sabemos e Camões dedica-lhe um lindíssimo soneto:
 
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tornando sempre novas qualidades.
 
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança.
E do bem, se algum houve, as saudades.
 
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E, em mim, converto em choro o doce canto.
 
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
 Que não se muda já como soía.




Brevemente, a BE fará chegar às salas de aula cartões destinados à colocação de questões sobre a República. Às salas de aula e não só, aos vários espaços da comunidade pois também os adultos têm bastantes questões a colocar, ou não terão?!
Ao longo do ano lectivo, os professores de História e outros da equipa BE encarregar-se-ão de procurar aquelas que pensam ser as melhores respostas às questões colocadas no painel. Entretanto, qualquer aventureiro poderá tentar responder a qualquer das questões colocadas no painel.
Vamos a isso!

Outra forma de assinalar na BE as comemorações do Centenário da República tem sido, de há cerca de dois meses para cá, a divulgação do concurso literário «Gentes e Paisagens no Algarve  Evocação de Manuel Teixeira gomes».


Para quem não sabe, Manuel Teixeira Gomes nasceu em Vila Nova de Portimão... não vou contar mais nada pois a professora Fátima Mendonça, da equipa BE,   está a preparar informação sobre esta personalidade e irá brevemente afixar a informação recolhida no cantinho das Biografias, este ano denominado «Ler com olhos de ler».

Brevemente, também, será ministrada na BE uma lição de História sobre a IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA EM PORTUGAL. O professor Artur Pais, também da equipa BE,  será o responsável. O público alvo serão os alunos das turmas do  6º e do 9ºano. A professora Bibliotecária encarregar-se-á de divulgar a actividade neste Blogue. 













sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Da Hora do Conto à Produção de Banda Desenhada


Os alunos da turma B do 2º ano levaram a cabo uma adaptação a banda desenhada do texto ouvido, comentado e apreciado na «Hora do Conto». «Uma Corrida de Vassouras», da Nicha Alvim, foi a narrativa adaptada.Depois de ouvida a história, foram entregues palavras nela presentes aos vários alunos a fim de que estes criassem frases capazes de recuperar as informações do texto. Posteriormente, relembraram-se  os conteúdos sobre banda desenhada aprendidos recentemente com a professora titular da turma, Ana Luísa Bengalinha . Procedeu-se, então, à contagem dos vários momentos narrativos, descritivos e de diálogo e esboçou-se a composição agora concluída.
 Os desenhos foram elaborados na Sala de aula e trazidos à Biblioteca para a montagem de uma BD.















O trabalho encontra-se exposto na Zona do 1º Ciclo. Venham apreciá-lo!

Infra-Estruturas Básicas e Paisagísticas de Jardins

Turma CEF A expõe trabalhos na BE.
Chegaram ontem à BE duas maquetes elaboradas no âmbito da disciplina de Instalações de Jardins e Relvados.Os artistas foram os alunos Cláudio, Armando, Tiago, Micael Martins e Daniel.
Sistema de rega, poço, relvado, canteiros, piscina, casa, caminhos, horta, estufa, pérgulas, iluminação, floreira... tudo isto podemos observar nos interessantes relevos elaborados pelos alunos já referidos.
Parabéns!










terça-feira, 19 de janeiro de 2010

3ª Sessão do «Chá com Texto»

O mês de Janeiro está mais perto do seu fim do que do seu princípio.
Certo?!

Leitores do clube de Leitura «Chá com Texto»,  tragam gente nova para a sessão da quarta-feira dia 27 de Janeiro. Em leitura encontram-se as obras: «Rosinha, Minha Canoa», de José Mauro de Vasconcelos e «O Nosso Agente em Havana», de Graham Greene. É tão bom partilhar leituras!

Criação de Fantoches na Hora do Conto

«Corre, corre cabacinha» conto tradicional na versão de Alice Vieira com ilustrações de José Miguel Ribeiro foi o conto lido às turmas do 1º ano de Salir e do Pré-escolar também de Salir. As leitoras eram especialistas em criação de fantoches e o resultado foi o que aqui podemos ver. Duas das estagiárias do curso de Técnica de Acção Educativa, Ana Luísa e Zélia, prestaram, pois, um grande serviço na BE.















Aí vão os lobos! Cuidado!Escondam-se nas vossas cabacinhas como a Velhinha da história e digam como ela:
«Corre, corre ,cabacinha, corre, corre cabação, não vi velha nem velhinha, não vi velha nem velhão!»