quarta-feira, 12 de maio de 2010

Idália Farinho na nossa Biblioteca


O esperado encontro com a escritora e investigadora Idália Farinho Custódio aconteceu ontem pelas dez e trinta da manhã.Os alunos das três turmas de 5º ano e os da turma do 6ºA foram o público alvo. Trava-línguas, contos, lengalengas, adivinhas, canções e muita conversa sobre a recolha de registos literários da tradição oral preencheram da melhor forma os noventa minutos de uma lição muito especial.
Nenhum dos ouvintes presentes terá ficado indiferente ao apelo da preservação do património da literatura oral. Salir, ao que parece, poderá ter um papel muito importante na recolha de registos da tradição oral ainda presentes na mamória dos mais idosos. Segundo Idália Farinho, ainda há um grande e urgente trabalho de recolha a fazer nesta freguesia tão extensa geograficamente.
Alguns alunos referiram conhecer bons detentores de memórias de registos literários da tradição oral. Idália Farinho sensibilizou os presentes para a urgência das recolhas a fazer de forma a que as mesmas sejam garantidas e que possam integrar uma obra  a editar em finais do corrente ano civil. A escritora apresentou as directrizes a ter em conta para levar a cabo as desejadas recolhas e que são as seguintes:
Utilizando um gravador, os recolectores registarão as produções literárias proferidas pelos locutores bem como as indicações referentes à data, nome do locutor e localidade da recolha. Posteriormente, será feita a transposição do registo oral para um registo escrito.

Mais uma vez: FORÇA ,SALIR! Toca a

 aceitar mais este desafio.








Nenhum comentário: