quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LIVROS DIALOGANTES

É nas Horas do Conto em que grandes lêem a pequenos que se constroem os grandes leitores da nossa sociedade.

É com leituras poderosas que se descobrem os sentimentos

                                      
«A Estranha Aventura do Ursinho Teddy», de Carline e Renne, foi uma das obras em que a professora Maria Rita fez uso do seu estimado Loto dos Sentimentos que já vai tendo barbas brancas.











Alunos do 1º e do 4º ano da Escola de Salir com a contadora de histórias mais animada do Planeta Terra, Educadora Célia Brito. 



A História que a educadora estava a contar era a d´ «O Dragãozinho que não sabia assoar-se», de Odile Delattre e Benoit Rondia.

Como os alunos  mais crescidos não têm hora do Conto nos seus horários semanais, os livros vão até às suas salas e daí para as suas casas. E, evidentemente, há muitos leitores verdadeiramente autónomos que dispensam cuidados adicionais: são os que se dão ao trabalho de vir à Biblioteca escolher os livros que pretendem levar para casa: TÊM VINDO A AUMENTAR!!!
Este ano queremos fazer a magia dos livros dialogantes.
Vai ser o máximo!!!
Esta magia só pode ser praticada por  leitores com poderes especiais. O que são  leitores com poderes especiais? São aqueles que lêem pensando e sentindo o que lêem e que depois se dispõem a comunicar aos outros o que sentiram e aquilo em que pensaram. Às vezes estes leitores recontam o que lêem, outras vezes ilustram, outras emitem a sua opinião, outras continuam a história ...enfim... há muitos poderes... 
O resultado da magia destas  leituras é a transformação de livros mudos em livros dialogantes.

As comunicações de leitura deverão ser enviadas para o e-mail desta Biblioteca e que é o seguinte:





Nenhum comentário: