quinta-feira, 27 de maio de 2010

JCE- Juventude Cinema e Escola na nossa BE







No próximo dia 31, os alunos da turma do 8ºA poderão  usufruir de uma sessão de cinema na BE, no âmbito da disciplina JCN, na qual apenas esta turma da escola está inscrita.
O filme escolhido pela Drª Graça Lobo foi «O Grande Ditador», de Charlie Chaplin.
A biblioteca dispõe de algumas obras sobre cinema nas quais, obviamente,a dura vida e a riquíssima obra de Chaplin se encontram registadas.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exposição de Fotografias na nossa BE







Encontram-se expostas na Biblioteca as três fotos eleitas num concurso de fotografia promovido pelo propfessor João Romeiro, do Departamento de Artes. A entrega de prémios decorreu hoje pelas 10 da manhã na Biblioteca. Os alunos premiados foram: Salomé Luís(1º lugar), com a foto intitulada «Reflexos»; Kelle Lacerda(2º lugar), com a foto intitulada«Detalhes que ninguém vê» e Fábio Silva, com a foto intitulada «Doces Docinhos». Todos os vencedores pertencem à turma PIEF. PARABÉNS!











Educação Sexual - Colocação de dúvidas na BE




Numa extensão do «Cantinho das Ciências», na nossa Biblioteca Escolar, é possível ver esclarecidas diversas dúvidas relativas a diversos aspectos da sexualidade.
Está pois a ser promovida, há já alguns dias, uma acção de sensibilização no âmbito da Educação sexual. A referida sensibilização destina-se sobretudo aos alunos dos segundo e terceiro ciclos o que não impede, de forma alguma, a participação de qualquer elemento da comunidade. Qualquer utilizador da Biblioteca é livre de colocar as questões que entender num local próprio e espera-se a presença de alguém da área da saúde para uma palestra sobre o tema em foco.
Num ano em que passou a ser obrigatória a abordagem de conteúdos de Educação Sexual  nos vários ciclos de ensino, a professora Marta Saraiva, do Departamento de Ciências, juntamente com a professora Helena Barbosa, do mesmo departamento, e que sempre tem estado ligada a  questões da área da saúde,consideraram oportuna a concretização da referida actividade  de sensibilização no espaço da Biblioteca até porque existem na mesma bastantes documentos  onde, de forma autónoma,  os leitores poderão pesquisar a informação que procuram. 










O grande objectivo da actividade é a promoção do aumento do grau de consciência dos cidadãos no que respeita à tomada de posições relativas à sexualidade.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

FESTA DA ESPIGA COM «... AVENTURA » , «EM SALIR»

O lançamento da obra colectiva «Uma Aventura em Salir» ocorreu ontem na Festa da Espiga. Está assim cumprida a missão iniciada na Semana da Leitura.Parabéns, Salir!





Parafraseando o prefácio de mais uma aventura, a biblioteca escolar de Salir deseja boas leituras «a todos os leitores que, por terem experimentado o processo da escrita e edição de uma obra,se tornam grandes apreciadores de obras literárias; a todos aqueles que, embora não tendo experimentado os referidos processos, já manifestam o prazer da leitura; e ainda a todos os futuros leitores que reconhecerão nesta obra um marco importante da nossa escola.»

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Idália Farinho na nossa Biblioteca


O esperado encontro com a escritora e investigadora Idália Farinho Custódio aconteceu ontem pelas dez e trinta da manhã.Os alunos das três turmas de 5º ano e os da turma do 6ºA foram o público alvo. Trava-línguas, contos, lengalengas, adivinhas, canções e muita conversa sobre a recolha de registos literários da tradição oral preencheram da melhor forma os noventa minutos de uma lição muito especial.
Nenhum dos ouvintes presentes terá ficado indiferente ao apelo da preservação do património da literatura oral. Salir, ao que parece, poderá ter um papel muito importante na recolha de registos da tradição oral ainda presentes na mamória dos mais idosos. Segundo Idália Farinho, ainda há um grande e urgente trabalho de recolha a fazer nesta freguesia tão extensa geograficamente.
Alguns alunos referiram conhecer bons detentores de memórias de registos literários da tradição oral. Idália Farinho sensibilizou os presentes para a urgência das recolhas a fazer de forma a que as mesmas sejam garantidas e que possam integrar uma obra  a editar em finais do corrente ano civil. A escritora apresentou as directrizes a ter em conta para levar a cabo as desejadas recolhas e que são as seguintes:
Utilizando um gravador, os recolectores registarão as produções literárias proferidas pelos locutores bem como as indicações referentes à data, nome do locutor e localidade da recolha. Posteriormente, será feita a transposição do registo oral para um registo escrito.

Mais uma vez: FORÇA ,SALIR! Toca a

 aceitar mais este desafio.








segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita aler+ e a actuação da porta da Sala Fernando Pessoa

No passado dia 27 de Abril, de Lisboa, de Faro e de Loulé vieram personalidades ligadas ao Projecto aler+, do Plano Nacional de Leitura.Foi a chamada visita anual do aler+ neste segundo ano de envolvimento da escola de Salir no projecto. Todos juntos pela causa da leitura, estiveram representados na nossa escola: o Ministério da Educação, a Direcção Regional de Educação do Algarve, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal de Loulé e, claro está, a escola visitada, a nossa querida Escola Básica Integrada de Salir.
Os visitantes foram recebidos com uma visita guiada pelos diversos espaços da biblioteca, de forma a que se apercebessem das diferentes rotinas da mesma;ouviram cantar a porta Fernando Pessoa a qual, servindo-se das vozes dos alunos do 4º ano e de diversos instrumentos tocados pelos mesmos e pelo professor Paulo, das AEC, interpretou o poema «Comboio Descendente»; tiveram um lanche servido pela turma D dos CEF e reuniram com o director da escola e com a professora bibliotecária da mesma.O convívio entre todos foi bastante agradável e produtivo pois é do diálogo que surgem boas directrizes para melhores práticas.

Na biblioteca,

na Sala Fernando Pessoa,

no refeitorio,

servidos
                                                               pelos alunos do CEF D,

em reunião, rodeados de algumas evidências dos trabalhos de  leitura levados a cabo na nossa biblioteca.





Todos juntos pela causa da Leitura.

Literatura Oral e Tradicional na nossa Biblioteca Escolar






No âmbito da visita da escritora Idália Farinho, uma das poetisas do algarve e uma especialista em recolha das tradições orais da literatura algarvia, até ao final do mês de Maio, serão levadas a cabo diversas acvtividades relacionadas com os vários géneros da literatura oral e tradicinal.


Adivinhando provérbios...

aprendendo grandes lições...

reconhecendo lendas da localidade...


lendo anedotas na Hora do Conto
...



                                          vamos aprendendo pela leitura de textos escritos com os nossos antepassados, alguns dos quais analfabetos.

Brigada da limpeza - da BE para os espaços poluídos da nossa escola

A primeira sessão da Brigada da Limpeza teve lugar no passado dia 29 de Abril e, infelizmente, foi um grande sucesso. Foi recolhido mesmo muito lixo! Vamos lá ter mais cuidado!
No intervalo do almoço, alunos de diversas turmas juntaram-se à professora Marta Saraiva, de Ciências, e partiram do cantinho do ambiente, na Biblioteca , para os espaços poluídos da escola. Recolheram de forma organizada o lixo encontrado. É que o objectivo não é só o da limpeza da escola, mas o da limpeza do NOSSO PLANETA.
















No passado dia 6 de Março, teve lugar mais uma actuação da Brigada da Limpeza.