quinta-feira, 25 de março de 2010

Mais um Chá Com Texto na Biblioteca Viegas Gregório

Pelas seis da tarde do dia de ontem, professores da escola e outros adultos da comunidade de Salir reuniram-se para mais um interessante encontro de leitores. Foi mesmo boa a partilha de leituras!


«O velho que lia romances de amor», de Luís Sepúlveda e «O menino de Cabul», de Khaled Hosseini,        foram as obras comentadas. 

Exposição de trabalhos sobre a Implantação da Republica

Há já uma semana que os alunos do 6º ano, no âmbito do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal, ministrada pela professora Fátima Mendonça, trouxeram até à biblioteca os trabalhos resultantes de uma pesquisa feita ao longo deste segundo período lectivo.


Ateliê de xadrez na nossa biblioteca

O tão esperado e tão preparado ateliê de xadrez teve hoje lugar durante a tarde na zona de consulta da nossa biblioteca.
A actividade resultou de uma feliz parceria entre os  departamentos de ciências e de Artes e a biblioteca. Foi no ateliê de Artes, sob a orientação da professora Joana Queirós, que se produziram quer os seis tabuleiros quer todas as peças a eles pertencentes.








Foi com grande entusiasmo e num clima bastante harmonioso que o Professor João Nunes, de TIC, e diversos professores de Matemática acompanharam os alunos na aprendizagem das regras do jogo.







Divulgação dos vencedores do concurso de Escrita Criativa

Foram hoje divulgados os vencedores do concurso de Escrita Criativa  a partir de uma sequência de Imagens.
 O 1º lugar foi atribuído à aluna Catarina Cabrita, do 7º A,
O 2º lugar foi atribuído à aluna Marília Cruz, do 7º A e
O 3º lugar foi atribuído ao aluno Bernardo Santos , do 7º A.

Publicamos aqui o texto da aluna vencedora:





                                                                 Uma aventura do rato ratinho 

Era uma vez um rato que vivia num buraco numa das paredes da biblioteca. Um dia decidiu ir passear pela biblioteca. A senhora que estava a arrumar os livros reparou no rato.Foi buscar a vassoura e foi a correr atrás dele. De repente, viu um livro enorme aberto e saltou lá para dentro. Desatou a correr até que chocou com uma grossa folha de papel. Quando reparou, estava ali fechado.Porém, viu que a folha estava um bocadinho rasgada e começou a roer. O buraco foi ficando maior e ele espreitou para o outro lado e ficou surpreendido com o que viu.Começou a andar de um lado para o outro. Ele tinha visto o mar. Decidiu roer a folha para se libertar pois ele estava ali preso. Começou a roer, a roer, a roer, mas, de repente começou a entrar água. Ele pensou bastante até que decidiu fazer um barco de papel para se salvar.Mas surgiu um problema: a folha era maior que ele. Até que conseguisse fazer o barco ia demorar muito tempo!  Decidiu arriscar. Passou muito tempo até conseguir fazer o barco. A água continuava a entrar. Quanto mais água entrava, mais rapidamente ele fazia o barco.Estava a acabar o seu barco, quando começou a entrar ainda mais água.Parecia que a maré estava a subir. Saltou para dentro do barco e foi levado pela corrente. Nada mais podia fazrer a não ser esperar para ver para onde a maré o levava...

No outro dia de manhã, acordou  numa praia enorme.Andou, andou e avistou, ao longe, uma outra praia e uma grande cidade. Dirigiu-se para lá e decidiu que aquele seria o lugar onde iria viver.


                          .........................................................................................................................

Ateliê de Pintura em Vidro na BE

Foi hoje atribuído o prémio aos vencedores do concurso de descrições «Palavras e Imagens».
Tal como anunciado, a participação num ateliê de Pintura em vidro ministrado pela professora Marta Saraiva foi o prémio recebido pelos autores das melhores descrições. Na verdade, é bem mais interessante aprender a pescar do que receber um peixe de mão beijada. Foi o que aconteceu hoje na actividade da manhã na BE nesta última semana do 2º período. Dez alunos puderam beneficiar de uma formação sobre pintura em vidro e levaram consigo lindos trabalhos,  testemunhos de que aprender é mesmo gratificante. Parabéns a todos!














António Gedeão celebrado na Semana 4 do Mês da Leitura

Tal como previsto, a Porta da Sala António Gedeão cantou . Fê-lo num dia em que o Departamento de Ciências implementou a actividade de experiências  no laboratório,uma das actividades programadas para a última semana do 2º período. Foi uma linda homenagem ao poeta e cientista . O poema interpretado foi «Lágrima de preta» e os cantores foram os alunos da turma do 4º ano de Salir.
Também a biblioteca, no último dia da 2ªFeira do Livro, pôde escutar as cantigas de homenagem a alguns escritores  interpretadas pelo grupo «As Portas Cantam».


terça-feira, 23 de março de 2010

2ª FEIRA do LIVRO 2010


Mais uma FEIRA do LIVRO na nossa Biblioteca. Livros para venda instalaram-se ontem pelas nove da manhã na Zona de Consulta de documentos.Alunos, professores, auxiliares da acção educativa e  alguns Encarregados de Educação têm trocado uns euros por livros interessantes.Este evento decorre, assim, nos três primeiros dias da Semana 4 do Mês da Leitura. Quem estiver interessado em «enfeirar» pode deslocar-se à BE até às 12.30 de  amanhã. Boas Leituras!


segunda-feira, 22 de março de 2010

Cartas, muitas cartas, neste mês da leitura

Cartas, muitas cartas, lidas silenciosamente pelos alunos do segundo ano de Alte. A obra  tem sido do agrado de muitos dos pequenos leitores desta biblioteca. Até já foram enviadas cartas relatando experiências de viagem dos alunos da turma I de Benafim. Muito ao gosto da obra« O Atlas da Incrível Aventura da Tia Lena», da qual existem doze exemplares na nossa biblioteca.












Contos do Mago e a produção de novas obras

Tem sido com grande entusiasmo que diversas turmas da escola se têm dedicado às mais diversas expressões artísticas do Caso do Oceano Remendado.
Alunos das turmas do 1º e 2º anos de Salir trouxeram até à Biblioteca o livro elaborado colectivamente. Para além disso têm vindo a contagiar diversos utilizadores da BE com as suas dramatizações- Mago Zóico, Ornitogea de Olhos Quartzo, seres bisaráticos, torritelas, possidónias... todos juntos pela mesma causa: A CRIAÇÃO DO OCEANO ATLÂNTICO.












                              



PINTURA AO SOM DAS PALAVRAS

Foi com enorme entusiasmo que alunos dos vários ciclos participaram na actividade. Esta estava inicialmente prevista para quarta-feira,dia 17, mas teve que ser retomada na quinta-feira, dia 18 por exigência dos artistas.
Em tempo lectivo e fora dele, alunos do 4º ano de Salir, do 7º ano, da turmas A e C dos cursos CEF e do 1º ano de Benafim  pintaram ao som de diversos poemas escutados.













O Poema «Chuva», de luísa Ducla Soares, foi ilustrado numa pintura colectiva da autoria dos alunos do CEF A. A referida encontra-se exposta na BE.


O poema «Zoologia: O Gato», de Nuno Júdice e «Quero um cavalo de várias cores», de Reinaldo Ferreira,foram ilustrados individualmente pelos alunos : Íris, do 1º-2º ano de Benafim, turma H, e Telmo, do CEF C. As referidas ilustrações integraram o painel temático do Dia Mundial da Poesia, paredes meias com o do Dia Mundial da Floresta.


                                     

O DIA MUNDIAL DA FLORESTA foi assinalado na BE com uma exposição de árvores,  executadas, com materiais reutilizados, pelos alunos do segundo ciclo.