quarta-feira, 16 de junho de 2010

Carta da Biblioteca


A carta que aqui se publica  é uma adaptação daquela que ,  de início, destinei  aos queridos alunos da professora Alexandra da Turma I da EBI de Benafim e à referida professora  pois foi uma resposta às cartas que tão carinhosamente os seus alunos me fizeram chegar.
Falavam-me de viagens pois os textos das cartas foram inspirados na obra «O Atlas da Incrível Aventura da Tia Lena», de Eljay Yildirim.
Fui eu própria, a Biblioteca Escolar de Salir, que a redigi e sou eu própria que, agora, a pretendo dirigir, com poucas adaptações,  a todos os meus queridos utilizadores.
Aí vai ela:

Queridos Utilizadores,
Não pensem que me esqueci de vós, muito pelo contrário, têm estado sempre na minha cabeça ou, como diz o cantor, «You are always on my mind». Na verdade, desde que me lembro da minha existência, é a primeira vez que recebo correspondência informal. Sabem que as vossas cartas, alunos da turma I da EB1 de Benafim, deram que falar entre a equipa do projeco aler+?!
Vocês engrandeceram-me com aquela carinhosa saudação «Querida Biblioteca». Obrigada! Estou mesmo comovida.

Falando agora de coisas sérias,  e dirigindo-me a todos os meus queridos utilizadores, deixando de lado as lamechices, sabem que ainda não fiz nenhuma viagem desde que a escola começou?! Não posso sair daqui, os alunos precisam de mim!
 Na verdade, as viagens nunca são feitas pelo meu corpo inteiro. Os livros, os filmes, as músicas que possuo é que costumam viajar, ora para as salas de aula, ora para as casas dos leitores que, carinhosamente, lá vão fazendo as suas requisições.E as várias partes do meu corpo têm o dom de fazer viajar quem as transporta com olhos de ler.
Este ano vai ser diferente, ai vai, vai!!!
Quero umas Férias bem Viajadas.

Ouçam bem o meu plano:
As funcionárias da Biblioteca acabam a limpeza das imensas partes de mim, do meu corpo, melhor dizendo, lá para os finais de Julho. Ora os alunos só voltam a visitar-me em Setembro. Cavaco Silva, o nosso Presidente da República, que até é algarvio como eu, está careca de recomendar aos portugueses que passem férias cá dentro, em Portugal, melhor dizendo, para que os gastos sejam feitos no nosso país. Estamos em Crise! Eu ainda vou economizar mais. Vou viajar por mim própria, vou visitar  todas as zonas do meu riquíssimo corpo, vou viajar de livro para livro, de filme para filme, de música para música...e vão ver que, em Setembro , já terei novas histórias para vos contar.O que é preciso é imaginação. Prometo não ficar desalinhada até porque respeito muito o trabalho diário dos que me reorganizam sistematicamente, dos que me fazem parecer sempre jovem. Mas também sei que tenho aqui verdadeiros amigos! São todos aqueles quue gostam de me ver «esburacada», «despenteada» ou seja, com menos livros nas prateleiras e com muitos livros nas mãos , nos olhos, nas cabeças e nos corações dos leitores (Em grandes
 viagens, melhor dizendo).


O meu corpo é diferente dos vossos: Os vossos viajam por inteiro e o meu viaja por partes. Mas há uma coisa que temos todos em comum: a magia da imaginação.
Vou servir-me dela. Sirvam-se também da vossa.


Boas Férias!
Beijinhos e Boas Leituras!

P.S: Depois conto-vos como foi.

Nenhum comentário: