sexta-feira, 25 de junho de 2010

ALUNOS DO 8º ANO SURPREENDEM OS MAIS PEQUENOS






No passado dia 16 de Junho, a turma A do ano apresentou uma pequena interpretação do texto "O Caso do Oceano Remendado", do livro Contos do Mago, da autoria de Helena Tapadinhas. 
  










 









Da articulação do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte e Escola Activa, resultou uma representação espontânea em forma de surpresa. Quando os alunos do jardim de infância de Salir em conjunto com as turmas do 1º e 2º anos da escola sede, iniciavam o percurso pela Vila de Salir, depararam-se em pleno campo com as personagens já familiares do conto. Apesar das grandes adaptações do texto inicial, levadas a cabo na aula de Estudo Acompanhado, os pequenos espectadores reconheceram a história por eles também trabalhada. Em Educação Visual foram trabalhados os acessórios e caracterização das personagens. Os diferentes níveis etários partilharam de uma forma artistica os saberes cientificos veiculados pela obra.      

































E finalmente o sonho torna-se realidade. Com a ajuda dos amigos,
Zóico cria um Oceano e torna-se o Rei dos Magos.










sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Cortinado que Faltava


Foi ontem colocado o cortinado em falta na nossa Biblioteca: Com a chegada da Disciplina de Espanhol ao nosso agrupamento, que outro cortinado poderia faltar senão o alusivo à cultura da nossa vizinha Espanha? Graças ao empenho dos alunos do Clube das Artes, orientados pela professora Joana Queirós. Ficou decorado mais um recanto da nossa querida biblioteca.Se repararem bem, os cortinados estão todos repletos de sinais da cultura humana. Leiam-nos!


Contos do Mago em vésperas de Férias Grandes


Ontem, no Centro Comunitário de Salir,  pôde assistir-se  a um espectáculo cheio de grandes partilhas. Foi a vez do 1º ciclo mostrar os seus dotes em palco.Em cena esteve «O Caso do Oceano Remendado».
 Uma enorme descontracção marcou de uma forma particularmente alegre o ambiente. Na verdade,  o tempo da Escola Expositiva e dos meninos envergonhados já passou, como nos fez ver a apresentadora professora Sílvia Barrocal. Estava bastante inspirada esta nossa querida professora do 1º ano de Salir. Falou sobre a importância de se projectarem futuros nesta zona tão naturalmente rica da Serra do Caldeirão; referiu-se à rocha da Pena como a algo imponente e fascinante que nos mira lá do alto; referiu-se ao nascimento do Oceano Atlântico e deixou-nos com os actores e com a promessa de, no final do espectáculo, nos apresentar a professora Helena Tapadinhas, autora dos famosos «Contos do Mago» a qual, como poucos, tão bem juntou a ciência e a arte.
A turma da professora Ana Jacinto,2º -3º ano  da Tôr, a da professora Ana Luísa Bengalinha, 2º ano de Salir,  e a da professora Sílvia Barrocal, 1º ano também de Salir, juntamente com os professores das AEC, Paulo, de Educação Musical e Rita, de Inglês, e ainda com o professor Candeias, de Ciências Físico- Químicas, deram as mãos e levaram a cabo mais uma das dramatizações a que a autora das histórias dos Contos do Mago, Helena Tapadinhas, pôde assistir.























No final do espectáculo, houve um lanche e pôde apreciar-se uma exposição de trabalhos realizados por diversas turmas dos vários ciclos deste Agrupamento de Escolas de Salir. Foi muito bom podermos unir os alunos da Tôr aos da Escola Sede.É preciso continuar a apostar em PONTES DE LIGAÇÃOcom as várias escolas da freguesia  de Salir.








Formação sobre Contracepção , Sexualidade e DST



Durante todo o dia de ontem, a Enfermeira Mónica Bota , com a sua enorme simpatia, disponibilizou à escola de Salir o seu merecido tempo de descanso num dia de banco no Hospital Distrital de Faro.
Foi assim que permitiu que  todas as turmas do terceiro ciclo pudessem beneficiar de uma série de importantes esclarecimentos sobre a vida sexual dos nossos tempos. 
Todos os métodos contraceptivos foram apresentados, tendo muitos deles estado presentes para observação directa. Foram longas as sessões mas nem um pouco cansativas pois a experiência no ramo da formação de jovens fez com que a Enfermeira Mónica implementasse  uma actividade lúdica com o objectivo de fazer ver  que a falta de cuidados de prevenção quer da gravidez quer das doenças sexualmente transmissíveis poderá dar azo a que, ao  relacionar-se com um indivíduo,  um ser humano contraia as infecções de todos os individuos que com aquele se possam já ter relacionado.

                                   



Foram deixados na nossa Biblioteca diferentes panfletos sobre o tema abordado.


Em nome de toda a Escola, a BE  sente-se sem palavras para agradecer  a enorme generosidade e nobreza de espírito desta jovem enfermeira tão empenhada na nobre causa da luta pela prevenção de gravidezes indesejadas e da contracção de doenças sexualmente transmissíveis.
Desejamos-lhe de todo o coração uma carreira profissional cheia de momentos felizes bem como uma vida familiar plena de grandes conquistas.

Muitos Beijinhos, Mónica.


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Carta da Biblioteca


A carta que aqui se publica  é uma adaptação daquela que ,  de início, destinei  aos queridos alunos da professora Alexandra da Turma I da EBI de Benafim e à referida professora  pois foi uma resposta às cartas que tão carinhosamente os seus alunos me fizeram chegar.
Falavam-me de viagens pois os textos das cartas foram inspirados na obra «O Atlas da Incrível Aventura da Tia Lena», de Eljay Yildirim.
Fui eu própria, a Biblioteca Escolar de Salir, que a redigi e sou eu própria que, agora, a pretendo dirigir, com poucas adaptações,  a todos os meus queridos utilizadores.
Aí vai ela:

Queridos Utilizadores,
Não pensem que me esqueci de vós, muito pelo contrário, têm estado sempre na minha cabeça ou, como diz o cantor, «You are always on my mind». Na verdade, desde que me lembro da minha existência, é a primeira vez que recebo correspondência informal. Sabem que as vossas cartas, alunos da turma I da EB1 de Benafim, deram que falar entre a equipa do projeco aler+?!
Vocês engrandeceram-me com aquela carinhosa saudação «Querida Biblioteca». Obrigada! Estou mesmo comovida.

Falando agora de coisas sérias,  e dirigindo-me a todos os meus queridos utilizadores, deixando de lado as lamechices, sabem que ainda não fiz nenhuma viagem desde que a escola começou?! Não posso sair daqui, os alunos precisam de mim!
 Na verdade, as viagens nunca são feitas pelo meu corpo inteiro. Os livros, os filmes, as músicas que possuo é que costumam viajar, ora para as salas de aula, ora para as casas dos leitores que, carinhosamente, lá vão fazendo as suas requisições.E as várias partes do meu corpo têm o dom de fazer viajar quem as transporta com olhos de ler.
Este ano vai ser diferente, ai vai, vai!!!
Quero umas Férias bem Viajadas.

Ouçam bem o meu plano:
As funcionárias da Biblioteca acabam a limpeza das imensas partes de mim, do meu corpo, melhor dizendo, lá para os finais de Julho. Ora os alunos só voltam a visitar-me em Setembro. Cavaco Silva, o nosso Presidente da República, que até é algarvio como eu, está careca de recomendar aos portugueses que passem férias cá dentro, em Portugal, melhor dizendo, para que os gastos sejam feitos no nosso país. Estamos em Crise! Eu ainda vou economizar mais. Vou viajar por mim própria, vou visitar  todas as zonas do meu riquíssimo corpo, vou viajar de livro para livro, de filme para filme, de música para música...e vão ver que, em Setembro , já terei novas histórias para vos contar.O que é preciso é imaginação. Prometo não ficar desalinhada até porque respeito muito o trabalho diário dos que me reorganizam sistematicamente, dos que me fazem parecer sempre jovem. Mas também sei que tenho aqui verdadeiros amigos! São todos aqueles quue gostam de me ver «esburacada», «despenteada» ou seja, com menos livros nas prateleiras e com muitos livros nas mãos , nos olhos, nas cabeças e nos corações dos leitores (Em grandes
 viagens, melhor dizendo).


O meu corpo é diferente dos vossos: Os vossos viajam por inteiro e o meu viaja por partes. Mas há uma coisa que temos todos em comum: a magia da imaginação.
Vou servir-me dela. Sirvam-se também da vossa.


Boas Férias!
Beijinhos e Boas Leituras!

P.S: Depois conto-vos como foi.